Associação Hung Kuen do Brasil

Os 5 animais de Shaolin: Siulam Ng Ying

O sistema SHAOLIN original era compreendido de 18 exercícios ou Técnicas. BAI YU FENG aumentou os 18 movimentos originais para 129, que por sua vez foram divididos em 5 imitações separadas de animais. Cada um dos animais – Tigre, Leopardo, Garça, Serpente e Dragão – tinham distintos aspectos e diferentes objetivos.


Animal Características
Dragão - Lung Ying Ser mitológico que representa o aspecto divino da natureza humana. Por essa característica, o dragão está associado ao desenvolvido da energia interna (hei gung e noi gung).
Tigre - Fu Ying Espírito de bravura, determinação. Combate da agressividade e envolvimento. No aspecto físico, desenvolve os ossos.
Serpente - Se Ying No aspecto físico a serpente está ligada ao desenvolvimento do sistema nervoso, e suas características de combate são a atenção focalizada, golpes a áreas sensíveis como olhos, garganta, testículos, o que requer precisão e velocidade.
Leopardo - Pao Ying O leopardo é um felino impressionante, extremamente forte e ágil, características que o Hung Gar favorece. A prática visa fortalecer os músculos. No combate, ataque às articulações e ossos (costelas, joelhos, etc).
Garça - Hok Ying A garça simboliza a paz e tranquilidade. Fisicamente, requer o equilíbrio, a transição controlada de peso, o fortalecimento dos tendões. Em combate, usa a evasão, esquivas, porém, simultaneamente ao ataque.