Associação Hung Kuen do Brasil

Aprendizado do Tai Chi Chuan


O Mestre Cheng Manching dizia que Yang Chengfu constantemente enfatizava os 10 princípios. Dizia que se não os repetisse à exaustão, mesmo se estudasse por 3 vidas, seria difícil de compreendê-los.

Se você quer praticar a forma inteira, deve começar pela raiz: comece do básico se você quiser receber os benefícios de bons fundamentos e os benefícios da prática.

Para saber se está no caminho certo, faça as seguintes perguntas a si mesmo:

1- Apliquei todos os fundamentos em cada movimento?

2- Realizei os refinamentos básicos?

R: somente você saberá em seu coração.

Os princípios provêem um arranjo para um estudo compreensivo de toda uma vida. Em muitos modos são como uma fórmula, uma receita para a prática correta. Mais do que uma série de conceitos abstratos os Princípios são resultantes de gerações de pesquisa sobre a natureza da mente, do corpo e do movimento. Cada princípio está dinamicamente ligado ao resultado prático, e quando todos os pontos são precisamente representados, o produto é uma expressão maravilhos de graça, força e equilíbrio presentes no Tai Chi Chuan da família Yang.

Yang Jung - mestre de Tai chi chuan

Yang Jung: 6a geração da família Yang - Tai chi chuan.


Para facilitar a assimilação dos Princípios, mestre Cheng Manching os organizou em três principais tópicos:

1-Organizar a estrutura corporal,

2- Coordenar os movimentos,

3- Harmonizar a mente

Essa organização pode ser utilizada por todos os alunos para avaliar seu progresso e melhorar seu nível de habilidade. No início, os praticantes, geralmente, apenas imitam os movimentos e se movem de postura em postura. Com o tempo, num segundo estágio, após aprender os princípios, o aluno tenta fazer os princípios junto com os movimentos. Isso leva tempo, bastante tempo. Num terceiro estágio, princípios e aplicações são combinados em um só e se torna a essência, o que significa que os movimentos tem intenção (Yi) e não são mais vazios.

Os 10 princípios estão incorporados em cada um desses 3 tópicos, e requerem a orientação de um professor para a compreensão adequada.