Hung Gar - Como aprender


Existem diferentes métodos de ensino do sistema Hung Gar, e é importante o aluno entender o método de cada escola para saber se seus objetivos, que pressupõe-se que saiba quais são, poderão ser alcançados com eficácia,

O método adotado na Associação Hung Kuen está de acordo com os princípios tradicionais da prática, ou seja, não há adaptação para as versões modernas de wushu esportivo, nem tampouco para necessidades comerciais de academias.

Primeiramente o aluno aprenderá bases: Ma Gong - para garantir uma boa estrutura corporal, tônus muscular adequado, e estabilidade na execução das técnicas, prevenindo lesões, e garantindo golpes mais potentes.

Treino de kiu sao: técnicas de condicionamento e fortalecimento dos braços, defesas e bloqueios primordiais, controle da linha central.

Aprendizado de formas: após domínio das bases e das primeiras formas de kiu sao, começa o aprendizado das formas, das mais simples para as mais complexas. A aula é para ensinar e corrigir, o desenvolvimento se dá no treinamento individual, e para isso, o praticante deve dedicar algum tempo na sua vida diária para aprimorar o que aprende em aula. Sem essa dedicação, não terá progresso verdadeiro.

Treino de aplicações: para cada movimento, mil aplicações!. Treinar formas e exercícios de condicionamento, por si, podem garantir "um bom divertimento", no entanto, a essência do Hung Kuen é marcial, e como tal, entender o uso das técnicas para auto-defesa é de suma importância. Após dominar os movimentos e executá-los com energia adequada, aprende-se situações de uso prático, ou seja, como aplicar as técnicas.