As origens do Tai Chi Chuan são obscurecidas por historias e lendas. Uma lenda conta que o padre Taoista semi-mítico Zhang Sanfeng, supostamente nascido ou em 960, 1247, ou em 1279,foi quem originou o conceito de artes marciais internas e dizem que ele criou o Tai Chi Chuan.
De acordo com a lenda, ele observou um pássaro atacando uma cobra na Montanha Wudang e se inspirou pelas táticas defensivas da cobra. A cobra permaneceu quieta e alerta em face aos ataques do pássaro até que fez uma investida fatal. Isto o inspirou a criar um conjunto de 72 movimentos Tai Chi Chuan.
Chang San Feng - criador do Tai Chi Chuan.
A filosofia Taoista e os ensinamentos da Montanha Wudang foram passados através de muitas gerações. Não há registros históricos verificáveis até aproximadamente 300 anos atrás. Estes registros antigos indicam que o Tai Chi Chuan pode ser ligado a Chenjiagou, uma pequena vila da Província de Henan, lar do clã Chen.
Desde aquele tempo, 19 gerações de praticantes do estilo Chen mantiveram seus estritos treinamentos e altos padrões. Até o final do século 19, esta era uma técnica mantida fechada pela família. Em 1820, Yang Luchan começou a estudar o estilo Chen e o fez por mais de 10 anos. Suas habilidades de luta o fizeram reconhecido por todos com o apelida de “Yang o Invencível”, o que o levou a conseguir um trabalho na Cidade Proibida, para ensinar a Guarda Imperial Manchu. Ele desenvolveu o Tai Chi Chuan da Família Yang o qual começou a atrair a atenção da aristocracia e como resultado ele e Wu Yuxiang começou a diminuir a velocidade dos movimentos, fazendo-os mais suaves e reservados, mais apropriados a praticantes contemplativos.
Durante os anos 20, a Família Yang começou a ensinar publicamente, esperando que a pratica diária do Tai Chi Chuan pudesse restaurar a saúde e elevar o espírito oprimido de seu concidadãos. Nos anos 50 o governo Chinês criou a forma Simplificada 24 do Tai Chi Chuan do Estilo Yang e a propagou amplamente para as massas como um exercício para a saúde. Hoje se estima que existam por volta de dez milhões de praticantes de Tai Chi Chuan em todo o mundo.
Yang Lu Chan - criador do Yang Tai Chi Chuan.
O Tai Chi Chuan Tradicional tem 5 estilos básicos: Estilo Chen que é mais marcial, com golpes explosivos e movimentos sinuosos. Estilo Yang, o mais amplamente praticado, com posturas grandes e abertas e velocidade lenta e suave. Dois outros estilos se desenvolveram a partir do sistema Yang antigo: um desenvolvido por Wu Yuxiang e difundido por seu discípulo Hao Weizhen e outro criado por Wu Jianquan. Eles são conhecidos como Estilo Wu/Hao e Estilo Wu respectivamente. Finalmente Sun Lutang combinou sua experiência em Baguazhang e Xingyiquan com o Tai Chi Chuan para criar o Estilo Sun.