O Tai Chi Chuan do Estilo Yang foi fundado por Yang Luchan (1799-1872) e foi popularizado por Yang Chengfu (1883-1936). Yang Luchan aprendeu de Chen Changxing, um mestre de artes marciais da vila Chen no Condado de Wen, Henan.
O Tai Chi Chuan primeiro se tornou uma arte marcial notável através da proeza e dos ensinamentos difundidos por Yang Luchan. Yang Luchan, seus filhos Yang Banhou e Yang Jianhou, seus netos Yang Shaohou e Yang Chengfu. Foi grandemente pelo esforço das quatro primeiras gerações da Família Yang que o Tai Chi Chuan tem muitos seguidores hoje no mundo. A linhagem da Família Yang também influenciou no estabelecimento dos Estilos das Famílias Wu, Wu/Hao, e Sun.
Gu Li Sheng, também chamado de Gu Lu Ping, nasceu na dinastia Qing 30º do reinado de Guangxi (1903). Quando ele tinha cinco anos, ele seguiu seu tio, que era um praticante de medicina chinesa em Nan Jing, para estudar medicina chinesa e começou a treinar Shaolin Kungfu com o famoso professor local Gao Cai Xiang. No início da década de 1920, ele trabalhou como balconista em uma casa de propriedade de um oficial dos correios chamado Wang. Durante esse tempo, o neto do renomado professor de Taiji estilo Yang (Yang Lu Chan), chamado Yang Shao Hou, estava ensinando no Nan Jing Guo Shu Guan (Instituto Nacional de Arte Marcial de Nan Jing). Nesse mesmo período, Yang Shou Hou era o professor de artes marciais de Mr.Wang. Consequentemente, Gu Li Sheng também teve a chance de estudar com Yang Shao Hou. Após vários eventos significativos, Yang Shao Hou aceitou Gu Li Sheng como seu aluno. Do ensino de Yang Shao Hou e do esforço notável, Gu Li Sheng recebeu o autêntico Taiji Gongfu no estilo Yang.
Depois que Yang Shao Hou faleceu em 1930, Gu Li Sheng começou a estudar com Yang Cheng Fu por vários anos por recomendação de Gu Jing Zhang. Em 1937, após o falecimento de Yang Cheng Fu, Gu Li Sheng mudou-se com os correios para a cidade de Gui Yang, na província de Gui Zhou (para evitar a guerra) e ensinou Taiji lá.
Gu Li Sheng foi chamado de "Três Gu do Sudoeste" ou "Xi Nan San Gu" junto com os famosos mestres de boxe Shaolin, Gu Ru Zhang e Gu Jing Jang.
Em 1947, houve uma competição de artes marciais em Gui Yang para promover a arte marcial seguida pela política do governo. Gu Li Sheng foi juiz e também co-organizador com vários outros professores famosos de artes marciais, como Gu Ru Zhang, Gu Jing Zhang, Yang Shen, etc. Gu Li Sheng também demonstrou algumas mãos de Taijiquan e Taijiquan de pequena estrutura Yang Shao Hou no evento. Em 1978, Gu Li Sheng faleceu durante a revolução cultural.
Grão-mestre Gu Lisheng
Liang Dehua nasceu em Hong Kong e atualmente reside na Tailândia depois de se mudar para lá com sua família quando era jovem. Ele começou a praticar o estilo Wu Taijiquan com seu pai, que havia aprendido o estilo em Hong Kong. Liang Dehua começou seu estudo de Taijiquan no estilo Yang depois de conhecer seu primeiro professor, um mestre chinês que morava na Tailândia. Seu professor mais tarde o apresentou para conhecer e treinar com vários mestres que visitaram da China, incluindo um mestre que lhe ensinou o estilo antigo de Taijiquan de Yang Shaohou.
Mestre Liang Dehua (de pé) junto a seu mestre Chi Qingsheng
Depois de dedicar sua vida à prática do Kung-fu chinês, Liang Dehua viajou para a China para estudar e treinar as artes internas. Depois de passar vários anos na China, ele expandiu seus conhecimentos de Taijiquan, Nei Gong, Qi Gong, vários estilos de Kung-fu e medicina chinesa. Liang Dehua mais tarde se tornou um aluno interno da linhagem Gu Lisheng sob o último aluno interno do Grão-Mestre Gu Lisheng, Mestre Chi Qingsheng. Gu Li Sheng foi treinado por Yang Shao Hou e Yang Cheng Fu e tinha o apelido de um dos "Três Gu do sudoeste" ao lado do famoso Mestre Shaolin Gu Ruzhang e Gu Jinzhang. Em 2019, Liang Dehua foi estabelecida como uma 6ª geração da linhagem e representante da escola fora da China.
A maneira de ensinar de Liang Dehua é única e altamente focada na antiga tradição das artes internas, particularmente no estilo Yang. Suas aulas contêm uma variedade de Nei Gong (exercício interno), Nei Jin (força interna), bem como um forte foco nos componentes marciais (conhecimento e aplicações) da arte. Desde 2017, Liang Dehua compartilha seu conhecimento em todo o mundo, realizando workshops na Ásia, Europa e América do Sul. Ele também começou a aceitar vários estudantes estrangeiros para ajudá-lo a espalhar sua experiência pelo mundo.