Associação Hung Kuen do Brasil

Os 5 Elementos/Movimentos

Na medicina chinesa, a teoria dos cinco elementos foi estabelecida e sistematizada pelo naturalista Tsou Yen (Zou Yan), entre 350 e 270 a.C. por esse mais destacado membro, por vezes chamado fundador do pensamento científico chinês, da Academia Chin Hsia (Zhi-Xia) do príncipe Hsuan (Xuan).

a MTC considera cinco movimentos, e cada um é associado a um elemento: Madeira é expansão, Fogo é ascendência, Terra representa a neutralidade, Metal é a contração e a água está associada ao movimento descendente. Com estes movimentos há paralelos de comportamento, uma pessoa alegre, eufórica e ansiosa pode ser Fogo e trazer consigo patologias associadas ao Fogo, como problemas cardíacos, pois o Coração é regido pelo Fogo. Também, uma pessoa de faces avermelhadas é provavelmente Fogo, então, o terapeuta poderá procurar outros indícios, na pulsação, na língua, verificar se o corpo é quente e assim confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

No Hung Gar, utiliza-se dessa teoria tanto para a execução dos movimentos, quanto para as vocalizações no treino de Hei Gung e Noi Gung (chi kung). Presentes nas principais formas: Gung Gee Fook Fu Kuen, Sap Ying Kuen, Tit Sin Kuen, etc.

Hung Gar 5 elementos

Os 5 movimentos.